Doces, Doces e Doces


Nosos valores são moldados diariamente, seja na convivência no lar, seja na escola, seja nas relaçoes no trablaho, enfim, estaremos sempre adquirindo novos valores, e mudando sempre.
Assimilar novos conceitos e novos hábitos é extremamente necessário para nos posicionarmos diante do mundo, diante de nosso mundo, de nossa vida cotidiana. Esse valores e hábitos quanto mais saudáveis melhores para cada um de nós. As noções básicas de higiene bucal devem ser iniciadas no lar, e dessa forma os pais devem dar exemplos a serem seguidos. Na prática, na grande maioria, não funciona bem assim. Muitos pais não cuidam como deveriam da saúde bucal de seus filhos, talvez não tiveram acesso a informação e não praticam bons hábitos de higiene bucal. Os filhos, então, não veem diariamente o exemplo do bom uso da escova, do fio dental, da alimentação saudáveis etc etc. Muitos ainda estão à margem de toda informação, e alguns quando possuem acesso fácil a uma variedade de informações não aplicam devidamente, não praticam.
Uma mãe tentava desesperadamente fazer com que sua filha de seis anos entrasse no consultório odontológico para consulta, mas a garotinha não mostrava interesse algum, e chorava, e chorava... Foi então que,subitamente, a mãe começou a falar alto,"-Filha, vamos entrar no consultório,quando sairmos daqui mamãe vai comprar muitos chicletes e pirulitos pra você..."".A garotinha calou-se, silêncio total, e ficaram paradas as duas na porta do consultório, e eu sem acreditar naquilo tudo, de boca literalmente aberta. A garotinha entrou, sentou na cadeira, e começamos a conversar. Separadamente conversei com a mãe e expliquei a importância de estimular uma alimentação saudável, e não o consumo exagerado de doces e balas,principalmente na porta do consultório. Vejo muitos pais e escolas estimulando o consumo de doces exageradamente,sem regras,vendidos na cantina da escola,consumidos na sala de espera do consultório.Certa vez ,eu distribui escovas e creme dental numa escola, além do trabalho educativo,e no dia seguinte o pessoal da ação social passou distribuindo chicletes, pirulitos. No dia das crianças, muitas escolas distribuem como presentes sacos e mais sacos de chicletes,pirulitos. Conversar, explicar para todos a importância de uma alimentação saudável para evitar a doença cárie,e estimular hábitos saudáveis são estratégias que devem ser constantes na rotina de trabalho,mesmo nos deparando com casos como o citado anteriormente. Mas se começarmos desde cedo possivelmente teremos um geração bem mais consciente.

amilton
1 Response
  1. Kellen Says:

    É realmente muito complicado. Se as pessoas pensassem um pouquinho, veriam que sai muito mais barato fazer a prevenção que o tratamento. Uma criança com hábitos de alimentação saudáveis e boa higiene bucal pode não ter cárie nunca.
    Mas, não podemos desistir. Se não podemos tocar a grande massa, pelo menos os nossos filhos.
    Bj grande, Amigo!