O cavaco

Depois que esse paciente,um senhor de 56 anos chegou ao consultório odontológico,passei o dia inteiro pensando em samba de mesa.Mas por quê? Bem,vamos ao caso:

Mesmo antes de entrar,ele já foi logo falando,(quase gritando como se eu fosse surdo):
-O senhor,doutor,tira cavaco?
-Cavaco de cavaquinho senhor?-perguntei brincando.
-Nãooooo!!! De cavacão mermo ora!!-respondeu ele assustado.
O paciente deitou na cadeira odontológica,e foi feito o exame bucal.Mas ele não parava de falar,disparava segundo a segundo uma pérola.
-Já viu o cavaco???
-Já sim!!! –respondia.
-Dá pra distrair o cavaco ou não dá?
-Dá sim senhor,pode deixar comigo que se depender de mim esse cavaco sai da sua boca hoje e vai fazer a festa noutro lugar!!
-Cuma???-perguntou ele sem entender nada do que falei.
Então,o que ele queria mesmo era somente extrair,ops distrair,a raiz residual que o incomodava a tempos.E depois de terminado,ele disse:
-Eita,cadê o  o cavacão doutor? Distraiu o danado mermo??
-Sim,sim! Não se preocupe!-respondi.
De acordo com o Aurélio,a palavra cavaco significa lasca de madeira,bate-papo,,e contrariedade passageira.Também pode ser um instrumento musical de cordas,com caixa de tambor e braço longo e estreito que pode também ser chamado de banjo.Mas o grande dicionário popular- cultural –sociológico- odontológico vive e sobrevive da vida,do trabalho,da cultura,do saber sem etnocentrismos de nosso povo brasileiro.E aquele senhor saiu do consultório rindo,e ficou na minha mente  o samba Maneiras de Zeca Pagodinho com o Rappa: Se eu quiser fumar eu fumo,
se eu quiser beber eu bebo
Eu pago tudo que eu consumo
com o suor do meu emprego
Confusão eu não arrumo,
mas também não peço arrego
Eu um dia me aprumo,
pois tenho fé no meu apego...


E o cavaco se foi e essa música colou por horas na minha cabeça!
1 Response
  1. Marcio Shelley Says:

    "Mandei meu cavaco chorar" aushuas. Como sempre, brilhante!
    Parabéns!! Adoro seu blog! ;D