Odontologia Social


A Odontologia Social vive um momento de intensas transformações no campo político, cultural e econômico pelo qual passa nosso país. Nunca tantos brasileiros tiveram acesso a um consultório odontológico como nos últimos anos, e não estou aqui para fazer apologia a nenhum partido político, mas para enfatizar tais mudanças, mesmo que ainda poucas,mas significativas. O Brasil Sorridente inserido dentro da Estratégia de Saúde da Família, a Odontologia saindo dos consultórios e visitando os espaços sociais, realizando visitas domiciliares, distribuindo escovas, creme- dental ,fio- dental etc. São ações pactuadas como essas que fazem o diferencial. A formação cada vez maior de Técnicos de Saúde Bucal (antigo THD) aprimorando de forma qualitativa o trabalho de promoção e prevenção das doenças bucais.
Nosso SUS está fazendo 20 anos... Temos muito,mas muito mesmo que caminhar, devemos fazer a nossa parte, mesmo não trabalhando no serviço público você pode ajudar, contribuir. Pense só nos milhões de brasileiros que agora podem realizar um tratamento odontológico, e que jamais poderiam pagar por uma visita ao dentista... Está lá, na Constituição que ,"Saúde é um direito de todos e dever do Estado". Quando vejo essa frase penso no quão forte ela significa, quantos impactos ela já causou e ainda causa. Sendo mal interpretada poderia nos levar a pensar que o assitencialismo deveria imperar. Mas não, entedamos estado como muito mais além dos governantes, dos gestores, mas pensemos em cada um de nós, cidadãos brasileiros. Assistencialismo existe, é notório, mas a partir do momento que tivermos consciência de que meu mundo não gira sozinho, que as mudanças podem ser transformadas e iniciadas na minha casa,na minha rua,no meu bairro, na minha vida, estaremos criando uma políitica mais concreta,mais real.
Somos detentores de informações importantes, de conhecimentos científicos que precisam ser divulgados. A população precisa ser educada a questionar mais, a buscar mais qualidade de atendimento,mas somente fará isso se estiver engajada socialmente,politicamente. É aí que entra a Participação Popular, um dos princípios mais importantes do SUS. Os Conselhos Municipais de Saúde, Conselhos Locais de Saúde podem, sim ,representar a voz de muitos.
Vamos participar das mudanças, vamos promover uma Saúde Bucal sem exclusivismos, proselistismos, e muitos outros ismos.


amilton




abraçosss

0 Responses