Engoli meu dente, e agora?!?!


Durante a rotina de atendimento, uma senhora bateu na porta do consultório e,assustada, foi logo falando: "Doutor ,engoli o dente da minha dentadura, e agora?" . Ela tinha acabado de engolir o elemento dentário de sua prótese total ao tentar "comer" um osso, isso mesmo, um osso conforme ela relatou muito eufórica. Primeiro, não devemos comer ossos, segundo a prótese não foi feita para sustentar tanta força de pressão. Nenhuma dentadura irá reconstituir a ação mastigatória dos dentes naturais em sua totalidade, apenas 30%.
A paciente foi informada, para sua tranquilidade, que o elemento seria eliminado naturalmente. E que uma outra dentadura fosse confeccionada. E que desse mais atenção aos cuidados na alimentação, pois a dentadura,mesmo sendo bem adaptada não reconstituirá a ação mastigatória suficientemente.
A perda precoce dos dentes ainda é uma realidade, e à medida que a pessoa vai envelhecendo essa tendência aumenta cada vez mais. Os pacientes aparelhados necessitam de orientações quanto ao uso adequado de sua dentadura, bem como da alimentação, cuidados de higiene e troca da protése.
Promover a saúde é muito importante, estaremos formando uma nova geração de adultos sem cárie, e com baixo número de edêntulos. Promoção e prevenção para crianças e adolescentes, e cuidados especiais com programas voltados para atenção aos idosos para que tenham uma vida mais saudável..


abraçosss
5 Responses
  1. Kellen Says:

    Ouço muita gente falar que ir ao dentista é caro. Mas, se a cada seis meses houvesse uma visita ao dentista, não sairia caro assim...
    Infelizmente o povo não tem a cultura de prevenção, que é muito mais barata. Só procura o médico ou o dentista na hora que a coisa está realmente feia!!!!!
    bjs


  2. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.


  3. Anônimo Says:

    Que blog interessante. Parabéns. Vai mais uma história doida para ele, se é que você considere interessante contar.
    Engoli, há dois dias um pedaço do meu dente e fiquei preocupada se este iria ou não sair de modo natural. Então tentei ver este pedaço de dente nas feses a partir de ontem e estou numa terrível dúvida. Achei milho de pipoca, casca de feijão, e fibras de manga. E acho que achei o pedaço do dente. Mas ao lavá-lo ele se quebrou. Achei este blog porque estava procurando no google alguma resposta se o suco gástrico que nosso estômago solta pode fazer com que este pedaço de dente enfraqueça mais e se desfarele ao tentarmos lavá-lo?
    Pelo que tudo indica, já era pra ele ter saído. Ainda vou continuar procurando até as próximas duas idas à privada. rsrsrsrsr


  4. Anônimo Says:

    Ao comer uma coxa de frango o dente escapou da dentadura e o que tudo indica o engoli por acidente. Agora resta a dúvida, será que o mesmo ira sair de forma natural? Acho que vou fazer igual o anônimo, vou procurar quando for ao banheiro, catucar os caraços de feijão e milho de pipoca talvez esteja no meio kkkkkk ai é só lavar e colar com SuperBond! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  5. Amilton Says:

    Anônimo 2,
    o correto é confeccionar uma nova dentadura.
    Acredito que o resultado final, depois de uma busca frenética pelo dente meio às fezes e depois colá-lo com Superbond, não será dos melhores ( hehehe).

    Boa sorte!