Iquitos


Hoje atendi a um jovem peruano que largou tudo e veio se aventurar pelo Brasil, apaixonou-se por uma brasileira e está a um ano no Ceará, depois de passar por várias cidades brasileiras.
Ele largou tudo em Iquitos, cidade peruana com cerca de 430 mil habitantes e considerada a Capital da Amazônia Peruana, colocou uma mochila nas costas e foi buscar aventuras. Acabou encontrando muito mais que isso, encontrou o amor, um país em plena ascensão econômica, um povo hospitaleiro, mas condições sociais não tão diferentes das que ele deixou no Peru, pois a desigualdade social, o desemprego, a fome, a miséria e tantos outros males sociais são compartilhados tanto por peruanos quanto por brasileiros.
Falando um portunhol característico, ele ressaltou a importãncia daquele atendimento clínico, o que não encontraria com tanta facilidade na sua cidade natal. Gostaria de ter explicado pra ele a importância de nosso sistema de saúde, O Sistema Único de Saúde (SUS), um modelo teórico exemplar. Um avanço teórico, tanto que uma equipe de técnicos do presidente Obama visistarão o Brasil em breve para entender como foi implantado o SUS. Bonito na teoria sim, mas na prática cheio de obstáculos que impedem seu crescimento e alcance social. Interesses econômicos privados,corrupção, falta de informação da população são alguns dos entraves, para não citar tantos outros. Mas ainda acho esse o caminho mais acertado, pois acredito que só através do atendimento universal, com equidade, isonomia, integralidade e ,principalmente, a participação popular através de uma sociedade politicamente engajada poderemos alcançar bons resultados.
Sejamos multiplicadores de boas idéias, acreditemos que tudo ainda pode ultrapassar fronteiras e trabalhemos para que a teoria se torne uma realidade concreta.


PS: Podem acessar o site www.iquitosnews.com
para conhecerem a Capital da Amazônia Peruana !


abraçoss
1 Response
  1. Kellen Says:

    É Amilton, o Brasil ainda tem muito que melhorar.....
    Vou acessar o site!
    bjs