Engoli meu dente, e agora?!?!


Durante a rotina de atendimento, uma senhora bateu na porta do consultório e,assustada, foi logo falando: "Doutor ,engoli o dente da minha dentadura, e agora?" . Ela tinha acabado de engolir o elemento dentário de sua prótese total ao tentar "comer" um osso, isso mesmo, um osso conforme ela relatou muito eufórica. Primeiro, não devemos comer ossos, segundo a prótese não foi feita para sustentar tanta força de pressão. Nenhuma dentadura irá reconstituir a ação mastigatória dos dentes naturais em sua totalidade, apenas 30%.
A paciente foi informada, para sua tranquilidade, que o elemento seria eliminado naturalmente. E que uma outra dentadura fosse confeccionada. E que desse mais atenção aos cuidados na alimentação, pois a dentadura,mesmo sendo bem adaptada não reconstituirá a ação mastigatória suficientemente.
A perda precoce dos dentes ainda é uma realidade, e à medida que a pessoa vai envelhecendo essa tendência aumenta cada vez mais. Os pacientes aparelhados necessitam de orientações quanto ao uso adequado de sua dentadura, bem como da alimentação, cuidados de higiene e troca da protése.
Promover a saúde é muito importante, estaremos formando uma nova geração de adultos sem cárie, e com baixo número de edêntulos. Promoção e prevenção para crianças e adolescentes, e cuidados especiais com programas voltados para atenção aos idosos para que tenham uma vida mais saudável..


abraçosss
6 Responses
  1. Kellen Says:

    Ouço muita gente falar que ir ao dentista é caro. Mas, se a cada seis meses houvesse uma visita ao dentista, não sairia caro assim...
    Infelizmente o povo não tem a cultura de prevenção, que é muito mais barata. Só procura o médico ou o dentista na hora que a coisa está realmente feia!!!!!
    bjs


  2. Anônimo Says:

    Que blog interessante. Parabéns. Vai mais uma história doida para ele, se é que você considere interessante contar.
    Engoli, há dois dias um pedaço do meu dente e fiquei preocupada se este iria ou não sair de modo natural. Então tentei ver este pedaço de dente nas feses a partir de ontem e estou numa terrível dúvida. Achei milho de pipoca, casca de feijão, e fibras de manga. E acho que achei o pedaço do dente. Mas ao lavá-lo ele se quebrou. Achei este blog porque estava procurando no google alguma resposta se o suco gástrico que nosso estômago solta pode fazer com que este pedaço de dente enfraqueça mais e se desfarele ao tentarmos lavá-lo?
    Pelo que tudo indica, já era pra ele ter saído. Ainda vou continuar procurando até as próximas duas idas à privada. rsrsrsrsr


  3. Anônimo Says:

    Ao comer uma coxa de frango o dente escapou da dentadura e o que tudo indica o engoli por acidente. Agora resta a dúvida, será que o mesmo ira sair de forma natural? Acho que vou fazer igual o anônimo, vou procurar quando for ao banheiro, catucar os caraços de feijão e milho de pipoca talvez esteja no meio kkkkkk ai é só lavar e colar com SuperBond! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  4. Amilton Says:

    Anônimo 2,
    o correto é confeccionar uma nova dentadura.
    Acredito que o resultado final, depois de uma busca frenética pelo dente meio às fezes e depois colá-lo com Superbond, não será dos melhores ( hehehe).

    Boa sorte!


  5. Anônimo Says:

    adorei a resposta que encontre aqui!!!


  6. Anônimo Says:

    eu estava jantando e o dente caiu