Paraíso



Logo após sair da faculdade de Odontologia pude exercitar o que eu mais desejava, que era trabalhar em projetos sociais levando a Odontologia para muito além do consultório. Tive a oportunidade de fazer parte de um projeto inovador e que tinha como cenário a paradisíaca praia de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, considerada uma das dez mais belas do mundo. Eu já conhecia "Jeri" ( como carinhosamente a chamamos), mas não passava pela minha cabeça poder trabalhar lá, muito menos morar na vila de pescadores durante seis meses. Pois foi isso que aconteceu... Além das praias e inúmeras belezas naturais, existia na época uma ONG (Organização Não-Governamental), o Conselho Comunitário de Pescadores que administrava um Centro de Saúde Comunitário com atendimento multidisciplinar,incuindo médico, dentista,enfermeiro e psicológo. Fiquei apaixonado pelo projeto, tanto que larguei tudo e fui morar na vila de pescadores, não pelo dinheiro,mas pelo prazer de fazer algo em que eu acreditava. Os nativos da vila são pessoas muito acolhedoras e engajadas socialmente, sem falar que a vila é um lugar cosmopolita.No consultório atendíamos além dos nativos também os inúmeros turistas que necessitavam de atendimento odontológico de urgência.
Infelizmente, todo esse projeto social tão exaustivamente defendido e elaborado pela médica sanitarista dra. Denise Cury foi fragmentado por rivalidades políticas e interesses pessoais. Saí de lá com a certeza de que tinha dado minha contribuição, e toda vez que retorno é como se estivesse em casa. O Centro de Saúde Comunitário ainda existe, o Conselho de Pescadores também,mas as ações não são mais as mesmas. Por trás de tudo existem grandes interesses políticos que acabam destruindo caminhos traçados e planejados com tanta dedicação.

abraçoss
1 Response
  1. Kellen Says:

    Puxa Amilton!
    Que coisa maravilhosa, que projeto lindo! Tenho certeza que além do crescimento profissional, teve um grande crescimento pessoal.
    Pena que a ganância de uns, e outros interesses tenham prevalecido.
    Obrigada por partilhar aqui esta parte de sua vida.
    bjs,
    Kellen