A história da padroeira da Odontologia


Minha curiosidade sobre Santa Apolônia começou pela indicação de uma paciente depois do atendimento odontológico. Fui pesquisar e gostaria de compartilhar, mesmo não gostando de posts longos demais, mas vamos lá: Em 9 de fevereiro de 248, em Alexandria, era celebrada com festa o aniversário do Império Romano, que se caracterizava pelas penas rígidas que visavam a coibir a doutrina pregada pelos seguidores de Jesus. Celebra-se a memória da Santa Apolônia nesta data, pois morreu mártir no tempo do Imperador Décio, que desencadeou um das mais terríveis perseguições contra o cristianismo. Sua preocupação não era fazer mártires,mas desfazer cristãos, levar os cristãos à apostasia.
Apolônia, jovem e bela filha de um rico magistrado de Alexandria, pertencia à igreja de Alexandria do Egito ( a tradição diz que esta comunidade cristã foi fundada pelo evangelista Marcos), e foi uma das pessoas que mais lutou pela causa cristã, sendo perseguida e acusada de traição.
Foi-lhe então imposta uma pena: em público, teria todos os seus dentes quebrados com pedras afiadas e em seguida seria queimada viva em uma fogueira. E assim o foi. Porém, Apolônia, em meio ao seu suplício, pediu a Deus que todos os que viessem a sofrer dor de dentes, ao clamar pelo seu nome, tivessem sua dor aliviada. Nesse momento, uma voz ressou dos céus : "Apolônia, filha do Nosso Senhor Jesus Cristo, tu obterás de Deus a concessão de teu pedido."
Dionísio, bispo da igreja de Alexandria do Egito, presenciou o martírio de Apolônia e nos deixou um precioso relato histórico em uma carta que escreveu ao seu amigo Fabiano, bispo de Antioquia. Diz: ""todos se lançam sobre as casas dos cristãos, cada um na casa de vizinhos ou conhecidos, depredam e devastam, levam objetos preciosos e jogam fora o que não presta. É como uma cidade saqueada pelo inimigo. Os pagãos pegaram Apolônia, cortaram-lhe os seios e arrancaram-lhe os dentes. Depois fizeram uma fogueira e ameaçaram jogá-la caso não blasfemasse. Ela pediu-lhes que a deixassem livre por um instante. Soltaram-na e ela correu sozinha para a fogueira."
Em Roma existe uma praça em sua homenagem, em várias cidades européias surgiram igrejas a ela dedicada. Esta santa encontrou muita simpatia entre os fiéis que lhe dedicaram uma comemoração incondicional em todos os tempos. O gesto de atirar-se nas chamas foi considerado uma atitude de heroísmo. No ano 300, Apolônia foi canonizada e desde então a conhecem como a Santa Apolônia- a santa padroeira dos dentistas. Dizem que depois do suplício, os seus dentes foram recolhidos como santas relíquias e dispersos por inúmeras igrejas e santuários, onde são adorados.
Há um dente e um fragmento de mandíbula na igreja do Monastério de Santa Apolônia, em Florença; outro fragemento na Pleve de Castagneto, e várias relíquias em Bolonha e Roma ( curiosidade: no budismo, um dente de Buda é venerado no "Templo do Dente", especialmente construído em Kandy Siri lanka ). Em Beaumont-les-Autels, no sul da França, há um santuário dedicado à Santa Apolônia. Todo o ano, no dia 9 de fevereiro, muitos dentistas da França fazem peregrinação a esta pequena cidade, celebrando o evento.
A única igreja de Santa Apolônia no Brasil fica na cidade de Engenheiro Schmidt, a 420 km de São Paulo.
Espero que tenham gostado.

amilton


abraçoss


Fonte: Historia de La Odontologia; Malvin E. Ring. Mosby e Douglas Libros

2 Responses
  1. Kellen Says:

    Então a história que me contaram tinha muitas falhas....kkkk
    Amei o post! Parabéns!!!
    Bjs


  2. roandin Says:

    Oi gostei muito do post. Sou católico, então só haveria de gostar. Parabéns!!!