A Floresta







Depois de alguns dias sem postar nada, não pela falta de histórias, o feriadão também não permitiu, voltar sempre é muito bom. Gostaria de falar sobre algo que me incomoda agora, na verdade sempre me incomodou, o desmatamento desenfreado de nossas florestas, o tráfico de animais indefesos, a miséria que assola nossos irmãos. Nesse feriadão pude constatar muitas coisas, e refletir sobre muitas também. Saí do Ceará de carro e cruzei o Piauí e o Maranhão chegando até Belém, no Pará, o Portal da Amazônia. Confesso que estava apreensivo e com medo de ser tão cansativo que desistiria no meio do caminho e voltaria,mas não,esse não foi nem de perto o pensamento que me acompanhou nas 18 horas de viagem. Loucura? Pode ser,mas uma loucura que eu desejava a tempos. Percebi que culturas tão diferentes,mas tão próximas de mim sobrevivem e podem nos ensinar muito. Da pobreza à riqueza cultural, tudo ao meu redor. Cansaço? Confesso que ao ver o Rio Amazonas, ao ver a floresta com toda sua magnitude, a minha energia vital se revigorou de tal forma que eu queria mais e mais... Conversar com os nativos, perceber que mesmo simples e humildes eles carregam uma bagagem culrural astrônomica. Sorrisos distorcidos pela falta de acesso a uma Odontologia que fica tão distante deles,mas não reclamam,simplesmente trabalham, vivem...
Desmatar para criar gado parece ser a iniciativa mais importante de quem tem dinheiro e acha que pode tudo, até destruir a natureza para enriquecer.
Fiquei triste e encantado por uma ave chamada Piru-piru, ave típica do litoral. Resgatada pelo Ibama, ela vivia enclausurada num apartamento. Com artrose, ela hoje vive no Mangal das Garças em Belém. Virou celebridade. Gilberto Gil e Maria Rita já foram até lá pára reverenciá-la.
Pena que foram só quatros dias. Vou voltar...

amilton


abraçosss

1 Response
  1. Kellen Says:

    Que feriadão incrível!!!!
    Adorei as fotos.
    Bjs