Na Biblioteca


Muito se pode fazer com tão pouco. São nos pequenos esforços diários para nos tornarmos seres melhores, nas nossas pequenas escolhas que nos diferenciamos, que nos moldamos. As atitudes podem ser boas ou más, o que fará indiscutível diferença nos resultados.
Numa escola que ainda falta muito, o ambiente talvez mais importante seja o menos valorizado. Falo de uma escola que visitei recentemente, e como ela existem inúmeras espalhadas pelo Brasil, pelo mundo... Falta quase tudo. E no meio de tanta ausência um pequeno espaço passou a ser utilizado como biblioteca, e uma dedicada professora não se cansa de diariamente estimular os alunos a lerem, a produzirem textos, a frequentarem aquele pequeno espaço. Infelizmente o devido valor ainda não foi dado, e a biblioteca ainda não é o ambiente mais importante da escola. Os alunos ainda visitam timidamente, e a carência de livros também se torna um obstáculo.Poucos livros espalhados numa mesa, e numa pequena estante. A maioria arrecadados pela própria professora através de doações.
Estimular a leitura, criar ambientes saudáveis que propiciem a criatividade, que incentivem o lúdico, são medidas viáveis que ajudam crianças e jovens a se desligarem de comportamentos viciosos,e venham a se tornar adultos mais conscientes,mais felizes.
Abraços
0 Responses