O Leão


Sair do consultório e visitar os espaços sociais, conhecer de perto a realidade daqueles que frequentam a cadeira odontológica, talvez essa seja a forma mais adequada de inserir uma profissão tão individualista e tão clínica num lado mais humano, mais perceptível.Os programas sociais do governo comprovam que estratégias como essa funcionam, organizações não governamentais também mostram através de programas sociais que incluem a Odontologia um novo caminho de ver a Saúde Bucal.
Numa escola tão humilde e carente, localizada nas proximidades de uma comunidade que necessita de quase tudo, incluindo água tratada e saneamento básico. Na simplicidade da escola, no olhar observador e carente de seus 112 alunos, todos comportados,atentos a toda informação que lhes era compartilhada, chamou-me a atenção a presença constante de um cachorro, um vira-lata, isso mesmo, um cão que estava sempre ao lado dos alunos, tão carente e necessitado quanto eles. Conversando com os alunos, descobri que o amigo cão se chama Leão...
Leão já não é mais tão jovem, e abandonado foi adotado pelos alunos da escola. Ele mora lá, passa o dia com os alunos, e dorme na escola. Os alunos cuidam dele, e dessa forma desenvolvem a paciência, o carinho, o afeto, a humildade, e a caridade de que tanto necessitam e que talvez não encontrem dentro do lar.
Ao ouvir a história de Leão, lembrei de Marley, o cão Marley consagrado num dos livros mais belos e encantodores, "Marley e Eu" de John Grogan que narra a história de sua família através da trajetória de seu cão. Uma hitória real e comovente. Vale a pena conferir.
E toda a história de Leão nos alimenta a esperança de que somos capazes de amar, de cuidar, de dar carinho,e que tem sempre ao nosso lado alguém precisando de um sorriso,de um abraço. Aquelas crianças poderiam ter expulsado o cachorro da escola, e pensado que os problemas que elas carregam já são suficientemente grandes,mas não, o coração,esse sim, é suficientemente grande para amar.

Abraços
0 Responses