Então é Natal...


Muitos sorrisos iluminam o cotidiano das pessoas nessa época. Um clima de paz se instala nos corações,mesmo com toda a onda de consumismo desenfreado, mesmo com o real sentido do Natal sendo colocado em segundo plano,mesmo assim ainda somos invadidos por sentimentos nobres, uns mais e outros menos... Todo esse clima de compras, e mais compras refletindo um comportamento condicionado pela mídia, no qual a troca de presentes toma um papel crucial nessa época. Mas e aonde ficam as reais intenções? Aonde ficam os valores morais? O perdão ainda tem lugar? A humildade ainda pode ser embrulhada para presente? A fraternidade ainda pode ser compartilhada,ou ela também vai ser dividida em dez vezes sem juros??? Desde criança somos condicionados a receber presentes e acreditar que Papai Noel seja o responsável por tudo isso... às vezes tenho pena de Papai Noel, tenho pena de todas as crianças que são levadas a contruiremn seus sonhos dentro de uma filosofia materialista, voltada para um condicionamento behavorista muito bem aceito pela sociedade ocidental americana, a real criadora dessa sacada psicológica... Quem me dera mudar os pensamentos de Watson, o criador do behavorismo... Mas fico feliz por ainda existirem pessoas que acreditam no real significado de toda essa época, e fico triste por algumas que se perderam na ilusão de achar que tudo não passa de uma farsa. Uma jovem paciente relatou-me toda sua angústia em relação ao Natal, ela simplesmente se sente deslocada nessa época, falou que tudo é muito triste, que fica contando as horas para que tudo acabe,e que a troca de presentes nada mais é do que uma obrigação para ela. Conversamos um pouco,e eu não conseguiria impor novos pensamentos à sua mente jão tão fortemente moldada. Tentei mostrar a ela que valores reais e concretos podem ser encontrados,e que o simples sorriso dela já seria uma grande mudança em dias considerados tão tristes... Pois é, às vezes a cadeira odontológica se transforma num divã, muitos pacientes falam ,falam e extravasam seus problemas... Acredito que todos precisam ser ouvidos, todos precisam de atenção.
Que o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, o maior psicólogo que a Terra já recebeu, possa invadir o coração de todos vocês,e que reine a Paz, a Humildade e a Fraternidade!
Feliz Natal! Abraços Fraternos...
2 Responses
  1. Silvio Says:

    Amilton, talvez a melhor solução teria sido mostrar a paciente seus pensamentos sem tentar impor sua crença como a superior e verdadeira. Devemos respeitar o fato de que algumas pessoas não acreditam no nascimento de Cristo ou Natal. Mesmo assim concordo com voce, que todos devemos buscar e adoptar a Paz, a Humildade e Fraternidade. Não só no Natal mas todos os dias!


  2. Silvia Says:

    O que é o Natal?
    Nascimento de Jesus.
    Quem é Jesus?
    Jesus é caminho, verdade, vida.
    Quando em nosso dia a dia Caminhamos sempre buscando Viver a Verdade, todo dia é Natal. Todo dia é tempo de celebrar o dom da vida.
    Feliz Todo Dia, Feliz Natal!
    Bjs Silvia Helena